Cientistas criam espermatozóide de laboratório

Uma equipa de cientistas de Newcastle assegura ter conseguido, pela primeira vez, criar esperma humano em laboratório. Trata-se de uma experiência que pode no Futuro ajudar homens que sofram de infertilidade.

A equipa de cientista britância afirma ter desenvolvido uma nova técnica, que tem como ponto de partida células estaminais embrionárias portadoras dos cromossomas masculinos XY.

A lei não permite que este esperma seja utilizado para a fecundação, mas os cientistas acreditam que a técnica pode servir no Futuro para tratar a infertilidade masculina.

O professor Karim Nayernia, da Universidade de Newcastle, antevê que dentro de uma dezena de anos jovens sujeitos a quimioterapia podem deixar de ser estéreis graças a este método ou, por exemplo, permitir a um casal que sofra de esterilidade ter um filho que possa ser genético.

Outro ponto de desenvolvimento é o caminho para o estudo do esperma, para a compreensão da infertilidade e para uma melhor percepção das doenças genéticas.

Ainda assim, há cientistas que não concordam com esta técnica, como o biólogo Allen Pacey, da Universidade de Sheffield, que já referiu que não está convencido que as células produzidas possam ser correctamente chamadas de espermatozoídes.

Este biólogo, com 20 anos de experiência neste campo, considera que mesmo que as células produzam alguns dos traços genéticos os espermatozóides humanos têm uma morfologia celular própria, bem como, um comportamento e actividade que não estão descritas no estudo.

Ainda há poucos dias, uma outra equipa de investigadores afirmou ter clonado esperma em laboratório uma experiência que afirmam que no Futuro poderá ajudar homens com produção reduzida de esperma.

Quando eu vi esse título, pensei: “Meu Deus, o que será do meu amigo intimo quando essa moda pegar”. Mas vendo que isso é só pros broxas homens com baixa produtividade de esperma, fico mais tranquilo.

Olha só aonde chegamos: Vidas artificiais. É como tratar um robozinho como seu filho, ou pelo menos alguma coisa o mínimo parecida.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: